25.12.07
Feliz Natal!
24.12.07
Apresentação do TCC
Instituto de Matemática
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem
Trabalho de Conclusão de Curso
Cleonice de Fátima Fagundes Pereira
Orientador: Professor Davidson Cury
CruzAlta/RS,2007-11-30
Projeto de Aprendizagem: uma prática interdisciplinar intermediada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação.
No contexto atual de globalização, com tensões sociais e alterações culturais, a educação tem sido compreendida como um valor altamente desejado pelos diversos setores da sociedade e, frequentemente, apontada como estratégica na possibilidade de ser geradora de uma transformação que permita à sociedade superar todos os seus impasses.
Terá mais chances de realização pessoal e profissional a pessoa autônoma e competente, ativa em relação à aprendizagem, capaz de identificar e solucionar problemas, capaz estudar e pesquisar continuamente, buscar grandes quantidades de dados em diversas mídias, organizá-los e transformá-los em conhecimento aplicável.
Nesse contexto surge o Projeto de Aprendizagem, que propõe aos alunos atividades que estimulem a criatividade e o interesse pelo desconhecido.
Na prática de um Projeto de Aprendizagem é possível sentir a importância e valor desta metodologia, como garantia de que os alunos adquirem o conhecimento de uma forma prazerosa.
Todos se envolvem e aprendem suas curiosidades. O Projeto de Aprendizagem oferece ao aluno a oportunidade de estudar com vontade e ao professor a oportunidade de tornar-se aprendiz a partir da experiência realizada.
Pode-se oportunizar ao aluno a interdisciplinaridade, com o estabelecimento de relações entre os diferentes campos do conhecimento, como necessidade de superar a visão fragmentada de prender, de articular e produzir coerência, buscando estabelecer o sentido de unidade na diversidade. O objetivo é justamente promover a superação da idéia restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade.
Desenvolvendo com os alunos atividades criativas, com o uso da informática, para enriquecer os conteúdos e gerar conhecimento multidimensional. As tecnologias contribuem para uma prática pedagógica de qualidade, pois uma mente aberta, interativa, participativa encontrará nestes recursos ferramentas maravilhosas de ampliar a interação entre professores e alunos.
O objetivo deste projeto é desenvolver com os alunos, através das tecnologias, atividades atraentes, partindo das certezas provisórias e das dúvidas temporárias dos temas em cada grupo de alunos, oportunizando o estabelecimento de relações entre os diversos campos do conhecimento, com a mediação do professor e as trocas entre os alunos, durante o processo de realização do Projeto de Aprendizagem.
A pronta aceitação da proposta, os resultados obtidos, a satisfação demonstrada só confirma os objetivos presentes na metodologia de Projetos Aprendizagem: de interdisciplinaridade, autonomia e colaboração.
Todo esse processo pode trazer surpresas agradáveis, como perceber que, embora à maioria das escolas orientem seus trabalhos pelos currículos por disciplina, há lugar para inovações.
É exatamente essa a lição que fica: cabe ás escolas e aos professores criar espaços para novas metodologias de trabalho e aos alunos oportunidade de trazerem conhecimentos adquiridos extra-classe.
Para a construção de saberes não há um caminho único, nem fórmulas prontas.
Há alternativas, práticas, experiências, enfim, que podem e devem ser testadas.
Esse trabalho propõe-se a contribuir na reflexão sobre o ensino-aprendizagem e na busca por soluções adequadas à realidade enfrentada pelos alunos, de uma sociedade cada vez mais complexa, globalizada e midiatizada.
Ao finalizar a experiência de trabalho com Projetos de Aprendizagem numa escola da rede pública e com alunos de idade entre 8 e 9 anos, é fundamental observar que as inovações previstas em leis não apenas são necessárias na educação brasileira como também são clamor da própria comunidade escolar.
É um relato simples de uma experiência certamente valiosa e inesquecível para todos os participantes, sejam professores, alunos, direção ou equipe pedagógica. Uma ação que não tomou mais do que uma dezena e meia de encontros, mas gerou frutos como gosto pela descoberta, que se estenderá ao longo de toda uma vida.
Algo nem tão distante assim de todas as salas de aula brasileiras, contanto que os estudos sobre Projeto de Aprendizagem e outras práticas inovadoras sejam continuados e disseminados, visando o desenvolvimento e a qualificação do processo de ensino-aprendizagem.
24.11.07
O Novo Professor
Não há proposta pedagógica, nem Plano Curricular, nem Metas do Plano de Desenvolvimento da Educação que funcionem sem a efetiva participação do Professor.
Não há educação que se sustente sem que se invista no aprimoramento e valorização do Professor.
Mas também não merece a reverencia deste título aquele que, tendo consciência da sua importância na transformação do mundo, não a inicia por si próprio”.
Estes parágrafos foram retirados de um texto escrito pelo conferencista, escritor e professor José Carlos Serrano Freire do Rio de Janeiro. O texto menciona a importância da postura do professor, diante da necessidade de uma mudança significativa na educação. O comprometimento de professores, escolas na efetiva mudança educacional, sendo possível acompanhar as inovações de uma sociedade da informação e da comunicação e suas tecnologias. Oferecer ao aluno a garantia que na escola, irá encontrar bases para se tornar um cidadão consciente e ativo diante de uma sociedade competitiva e em desenvolvimento.
20.11.07
18.11.07
Usando Webnote e Voki
Recursos online que poderão ser usados pelo professor nas suas práticas pedagógicas, oferecendo aos seus alunos momentos criativos e atraentes.
WEBNOTE:
O WebNote é uma ferramenta bastante simples para edição de texto direto pela internet, sendo que qualquer pessoa pode alterá-la quando quiser, desde que saiba o endereço.
Criar um WebNote é muito simples e gratuito também. A única informação necessária é citar o nome do webnote que você deseja criar, sem precisar realizar nenhum cadastro.
· um mural de recados;
· um espaço de trabalho colaborativo;
· um recurso interessante de ser utilizado, como interação entre professores e alunos.
VOKI:
O Voki é um serviço online e gratuito, com o qual você cria e administra seu personagem virtual. É possível adicionar mensagens de voz e compartilhar o resultado com quem você quiser, via e-mail ou qualquer página pessoal ou de relacionamentos, permite criar e disponibilizar mensagens e recados em cursos à distancia, webfolios, blogs, etc. Você também pode gravar depoimentos dos alunos, apresentar pequenas notícias, entre outras coisas.
O Voki é uma ferramenta que permite criar o seu avatar altamente personalizado e adicionar-lhe a sua própria voz!
Avatar: é uma figura que você pode personalizar e utilizar quando estiver interagindo com seus amigos online. Ao mudar o corte de cabelo, as roupas, os acessórios e o cenário, você pode criar sua própria e única personalidade.
Poderá escolher uma série de personagens de base (humanos, animais, bonecada anime, etc) e em seguida personalizá-los em quase tudo o que se pode imaginar. Do cabelo à barba e passando pelos adereços como chapéus e óculos de sol, tudo é personalizável. Pode também escolher um pano-de-fundo para a sua personagem que poderá ou não conter animações.É só usar a criatividade!
11.11.07
Cursos
Estou realizando os seguintes Cursos:
Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem.UFRGS(elaborando TCC e apresentação)
Formação Continuada em Mídias na Educação - UNB (concluído)
Mídias na Educação - Ciclo Básico - UNB [1ª Edição] (concluído)
Mídias na Educação - Ciclo Intermediário - UNB [1ª Edição] (cursando)
Os referidos Cursos são através da Plataforma eproinfo - http://www.eproinfo.mec.gov.br/
28.10.07
16.10.07
Professor
Professor!
As bolas de papel na cabeça,
os inúmeros diários para se corrigir,
as críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação
tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
quando em seu dia-a-dia
tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
consegue olhar os olhos
de todos os outros e fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
o teu coração a cada dia,
dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,
certamente farão parte do seu dia a dia
e quero de forma especial, relembrar
a pessoa maravilhosa que você é
e a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
hoje e sempre, por aquilo que você é
e por aquilo que você faz.
(autor desconhecido)
23.9.07
PA na Escola
O que é projeto?
-A idéia de projeto faz parte da essência do ser humano consciente de sua condição de incompletude, em busca incessante de transformar-se para atingir algo desejável e encontrar respostas às suas questões.-Projeto é uma construção própria do ser humano, que se concretiza a partir de uma intencionalidade representada por um conjunto de ações que ele antevê como necessárias para executar, a fim de transformar uma situação problemática em uma situação desejada. A realização das atividades produz um movimento no sentido de buscar atingir, no futuro, uma nova situação que responda às suas indagações ou avance no sentido de melhor compreendê-las.
-É carregado de incertezas, ambigüidades, soluções provisórias, variáveis e conteúdos não identificáveis a priori e emergentes no processo, sendo continuamente revisto, refletido e reelaborado durante sua realização.
-O projeto é desenvolvido pelas pessoas que pensam e atuam em sua realização. Os autores são aqueles que participam em todo o desenvolvimento do projeto, concebem e discutem as problemáticas, descrevem e registram um plano para investigá-las e produzir resultados, desenvolvem as ações e avaliam continuamente se os resultados que vão sendo obtidos são aceitáveis em termos de satisfazer as intenções desejadas, responder às perguntas ini¬ciais ou avançar em sua compreensão e até alterar as perguntas iniciais ou levantar novas perguntas.
Algumas definições que pesquisadores, postam na internet de Projeto de Aprendizagem para pensar, de como o projeto poder ser visto, como metodologia em nossas práticas pedagógicas, em sala de aula beneficiando nosso aluno.
Minha Prática na Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gabriel Álvaro de Miranda – Cruz Alta/RS
Site: http://cleonicefagundes.pbwiki.com/
21.9.07
Professor, ainda há esperança!
Adolescente é condenada por agredir professora em SP
Araçatuba - A Justiça condenou uma estudante de 14 anos a cumprir pena de prestação de serviços à comunidade por um semestre por ter agredido a professora dentro da sala de aula. A adolescente, cuja identidade foi preservada, é estudante da 8ª série na escola municipal Melvin Jones, em Fernandópolis, a 555 quilômetros de São Paulo. Pela agressão, ela também ficará sob liberdade assistida e enfrentará restrição de horário em lugares públicos pelo mesmo período.
A agressão ocorreu no início de agosto, quando a professora de história Sílvia Regina Marques, de 44 anos, chamou atenção da aluna por estar sem uniforme escolar. As duas discutiram e ao se defender de uma agressão da aluna, Sílvia bateu o braço na lousa e fraturou um osso da mão direita. Com o braço engessado, Sílvia está afastada da sala de aula há 49 dias.
A punição foi determinada pelo juiz da Infância e da Juventude de Fernandópolis, Ivan Pelarin. Segundo ele, a garota vai prestar os serviços na própria escola. As tarefas serão escolhidas pela diretoria da unidade, que por enquanto decidiu colocar a garota para limpar salas de aulas e biblioteca. Além disso, segundo ele, um grupo de psicólogos e assistentes sociais vai se reunir semanalmente com a garota e a família por seis meses.
De acordo com Pelarin, a punição se ampara na aplicação rigorosa de medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "Temos de acabar com essa imagem falsa de que o ECA serve para proteger delinqüente juvenil ou passar a mão na cabeça de menor infrator. Precisamos tirar o aspecto da impunidade que parece dar ao menor infrator", comentou o juiz.
Chico Siqueira
19.8.07
Aprendizagem por projeto
A Escola e o professor estarão cumprindo o seu papel estimulando os alunos a formularem suas próprias perguntas, em vez de receberem respostas prontas. A Aprendizagem por Projetos acontece na medida em que o aluno busca respostas para os seus questionamentos, criando assim movimentos que propiciam o estabelecimento de relações entre as diferentes situações, favorecendo a ação num trabalho cooperativo e reflexivo. Nesse momento acontecem a redescoberta e a construção coletiva de conhecimento.
A diferença entre a aprendizagem por Metodologias Tradicionais e a por Projeto é que na primeira o conteúdo vem de fora para dentro, enquanto que na segunda o conteúdo acontece de dentro para fora. A Aprendizagem por Projeto parte do interesse e das necessidades dos alunos, e o conhecimento é construído por meio das múltiplas interações do aluno com o objeto de aprendizado. Esta metodologia defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, propicia o surgimento de ações que asseguram mudanças significativas nos ambientes. Cada um dos temas propostos pode transformar-se em projetos, em que o aluno se torna responsável pela construção do seu próprio conhecimento, valorizando suas experiências e seus conhecimentos prévios, como Certezas provisórias e Dúvidas Temporárias.
14.8.07
Proposta de Pesquisa - TCC
JUSTIFICATIVA
No decorrer da realização do Projeto de Aprendizagem através dos recursos tecnológicos existentes na escola, foi proposto aos alunos atividades que instigasse a criatividade e o interesse pelo desconhecido. O Projeto de Aprendizagem poderá ser uma porta que permitirá: aproximar-se da identidade dos alunos; evidenciar e desenvolver talentos; favorecer o desenvolvimento de concepções humanistas; desenvolver a cooperação, comunicação, autonomia, criatividade, senso crítico; repensar a organização do currículo por disciplinas e a maneira de estabelecê-lo no tempo e no espaço educacional; resgatar o que ocorre fora do espaço educacional formal, as transformações derivadas da imensa produção de informação; questionar a idéia de uma versão única da realidade; saber onde buscar a informação, como buscar e o que fazer com ela.
Nesta proposta é fundamental a mediação pedagógica do professor e a possibilidade de interação entre os envolvidos, na busca da compreensão de um processo de trabalho que propicie a interdisciplinaridade superando a fragmentação da produção do conhecimento.
OBJETIVO GERAL
- Desenvolver através das tecnologias atividades criativas, partindo de um levantamento das certezas provisórias e das dúvidas temporárias dos temas em cada grupo de alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular nos alunos o gosto pela pesquisa orientando-os como registrar e organizar suas informações no decorrer do processo;
- Possibilitar a alternativa de integração de idéias e autonomia na busca do conhecimento;
- Oportunizar ao professor interagir com os alunos durante a realização do Projeto de Aprendizagem, promovendo um trabalho interdisciplinar.
PROBLEMA
A escola trabalha com relação de conteúdos e não com projetos de aprendizagem, que abrem mais possibilidades de pesquisa e de autonomia dos alunos no processo ensino-aprendizagem.
HIPÓTESE
Caberá à escola e ao professor criar espaços onde a troca de experiências, resulte em novas metodologias de trabalho com idéias significativas, utilizando ambientes virtuais de aprendizagens.
METODOLOGIA, UNIVERSO E SUJEITOS DA PESQUISA.
A metodologia é interdisciplinar. Participaram do projeto 20 alunos da 2ª série do Ensino Fundamental, aos quais foi oportunizado o desenvolvimento de atividades nos Laboratórios de Informática da Escola e do NTE-Cruz Alta, pesquisando, registrando e observando seus conhecimentos a partir de atividades prazeirosas, lógicas e atrativas para os alunos. Ou seja, trabalha-se com a aplicação e a observação da prática do Projeto de Aprendizagem na Escola. Relata-se a experiência e análise tendo como base a prática de desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr.Gabriel Álvaro de Miranda – Cruz Alta. Para avaliação do método durante o processo, propõe-se uma forma construtivista de auto-avaliações dos alunos, da professora cursista e professora parceira, considerando as perspectivas estrutural e funcional de produção ou construção do conhecimento como complementares, irredutíveis e indissociáveis, em que as respostas às questões "o quê?, como?, por quê? e para quê?" apresentam-se como formas básicas de avaliação.
5.8.07
Etapa Final
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM
“TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM”
Hoje depois de vários momentos de extrema importância como profissional da educação, durante este período de formação vivenciei situação das mais variadas: situação de apuros, de novidade, de medo, de prazer, de insegurança, de felicidade, de tristeza, de silêncio, de reflexão, de cooperação, de abandono, de colaboração, de motivação, de aprendizagem..... Muitas outras sensações indescritíveis.
"A educação faz um povo fácil de ser liderado, mas difícil de ser dirigido; fácil de ser governado, mas impossível de ser escravizado."
Henry Peter
Relendo os Objetivos Gerais e Objetivos Específicos do Projeto do Curso:
4.1 - OBJETIVOS GERAIS:
1. Qualificar professores para capacitar professores das escolas parceiras para a utilização de recursos de interação e comunicação na escola, privilegiando a aprendizagem baseada na construção cooperativa de conhecimento;
2. Criar uma cultura de redes cooperativas intra/inter escolar a partir do uso de novas tecnologias de comunicação e informação na prática pedagógica;
3. Qualificar professores na área de gestão das tecnologias na escola, preparando-os para o trabalho de sensibilização dos gestores escolares;
4. Produzir pesquisas contemplando informática e educação na perspectiva da inclusão digital;
5. Produzir pesquisas contemplando informática e educação na perspectiva da capacitação de professores em serviço;
6.Desenvolvimento de produtos e ferramentas computacionais de ensino e aprendizagem;
4.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Desenvolver modelos de aprendizagem cooperativa que privilegiem o trabalho com projetos interdisciplinares;
2. Vivenciar processos de construção cooperativa de conhecimento favorecido pelo uso de recursos de tecnologias da interação e da comunicação em sala de aula;
3. Refletir sobre aspectos teórico-práticos que propiciem aos professores-alunos, meios adequados
para avaliar, criticamente, tanto os métodos educacionais vigentes quanto os recursos de interação e de comunicação disponibilizados;
4. (Re)significar os papéis do professor, enquanto problematizador e orientador dos processos individuais e coletivos de aprendizagem;
5. Utilizar e integrar diferentes mídias em ambientes de aprendizagem construtivista, favorecendo a autonomia, a consolidação de comunidades virtuais de aprendizagem continuada e a incorporação do saber histórico ao mundo vivido;
6. Fornecer subsídios às pesquisas em tecnologias na educação vinculadas a projetos pedagógicos, estimulando, dessa forma, o desenvolvimento da referida área;
7.Desenvolver estudos e pesquisas sobre questões do uso da tecnologia visando contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica priorizando o ensino público;
8. Oferecer subsídios teóricos que propiciem aos professores-alunos, meios adequados para avaliarcriticamente tanto os métodos educacionais vigentes quanto os recursos tecnológicos disponibilizados;
9. Realizar pesquisas envolvendo o desenvolvimento e aplicabilidade dos modelos de aprendizagem cooperativa na capacitação de professores em serviço.
Consideramos cada item deste objetivo, como etapas vencidas e significativa para nossa formação e compromisso com nossa prática pedagógica, diante do novo conhecimento, adquirido durante este curso. Inovar a prática pedagógica usando as Tecnologias da Informação e da Comunicação, garantindo ao nosso aluno um ensino-aprendizagem de qualidade. Estamos hoje na etapa final, em fase de conclusão do TCC –Trabalho de Conclusão do Curso.
24.6.07
Fevereiro/2007
Esse problema pode ser superado através de mudanças nos currículos escolares, que devem desenvolver competências de obtenção e utilização de informações, por meio do computador, e sensibilizar os alunos para a presença de novas tecnologias no cotidiano.
No momento em que se verifica uma revolução na vida e no trabalho, através do processo de automação, a escola precisa mudar, não só de conteúdos, mas aceitando novos elementos que possibilitem a integração do estudante ao mundo que o circunda. Nos grandes centros urbanos, é o ambulante que nos aborda nas ruas, oferecendo aparelhos programáveis, cujo funcionamento ele se esmera em explicar. Nas cidades menores, o comércio e a indústria se automatizam, o crédito rural é depositado em questão de minutos na conta do lavrador. Automação bancária, supermercados com códigos de barras em seus produtos, escritórios e escolas virtuais são apenas alguns dos exemplos de uma realidade que, se não existe para todos, em muito breve existirá.
A enorme quantidade e a variedade de informações exigem que o cidadão desenvolva a capacidade de selecioná-las, considerando seus objetivos, o que implica no desenvolvimento das capacidades de analisar, estabelecer relações, sintetizar e avaliar.
Janeiro/2007
Sabemos que o padrão educativo vigente é ritualizado, cheio de divisões, seriações, conteúdos preestabelecidos, carga horária, calendários etc., onde permanece quase sempre inalterável. O tempo destinado à criação, a interpretação, a reflexão, a descoberta de novas tecnologias é escasso e nem sempre é aproveitado de maneira racional.
Fora da escola, professores e alunos, estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, onde a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nesta realidade como cidadãos participativos, mas não "conseguem" introduzir estas "novidades" dentro da escola, pois necessitam cumprir conteúdos programáticos exigidos.
A escola é um local de tradição cultural e de ampliação de conhecimento, onde o aluno é o centro do processo de aprendizagem, analisando e interpretando as imagens e sons existentes na TV, rádio, computador, através da imagem do professor na sala de aula.
É imprescindível que o professor perceba e saiba o valor e a importância dos recursos audiovisuais para o bom desempenho e eficácia do seu trabalho escolar. A tecnologia além de renovar o processo ensino-aprendizagem, vai propiciar o desenvolvimento integral do aluno, valorizando o seu lado social, emocional, crítico, imaginário, deixando margens para exploração de novas possibilidades de criação.
Portanto, os recursos audiovisuais servem para explorar novas possibilidades pedagógicas e contribuir para uma melhoria do trabalho docente em sala de aula, valorizando o aluno como sujeito do processo educativo.
1.1.07
Feliz 2007!
Feliz 2007 !
O futuro abre as portas. Surge uma nova aurora. O sonhado amanhã se faz presente. Momento mágico de harmonia. Renascem as esperanças, entre hinos de alegria, sorrisos e abraços, lágrimas de emoção. Novidades fluem no ar. Do nascente ao poente o sopro universal de Deus traz vida nova e faz prosperar. Vamos agradecer! Vamos sonhar com dias melhores e acreditar na paz e na fraternidade universal.Bem vindos ao Ano Novo!
Estamos em férias do Curso "Especialização em Informática na Educação". Aproveitando para repensar nas atividades realizadas no decorrer do curso e pensar o ainda temos pela frente.
Natal
Em pleno século 21, a figura doce e bonachona do Papai Noel ainda encanta a criançada e pode ser muito útil na educação dos pequenos. Bruna Porciúncula
Televisão, computador, rádio, Internet. Tudo ali, ao alcance das mãozinhas sagazes dos pequenos. Essas crianças de hoje, dizem por aí, são "umas vivas", conversam de tudo, sabem de tudo, estão sempre perguntando. Com tanta esperteza, será que elas acreditam ainda na história do Papai Noel, aquele velhinho com um saco de presentes que povoou a infância de gerações e gerações mundo afora? Pois acredite, elas acreditam!
As crianças, de um modo geral, reproduzem muito o conto popular que retrata os hábitos e a personalidade do Papai Noel. Ele seria aquele cara de barba branca, roupa vermelha, botas pretas e morador do Pólo Norte. Vive por aí com seu trenó, puxado por renas atentas, distribuindo presentes no Natal para as crianças que se comportam bem durante o ano.
Esta reportagem foi editada no Jornal Diário de Santa Maria no dia 25 de dezembro de 2006, li quando visitei meu filho, considerei importante a idéia da autora em pensar o “ Papai Noel “de hoje com as tecnologias junto das crianças, misturando-se com suas imaginações seus sonhos, com isso elas estão envolvidas no clima natalino com muito carinho, amor e fé. Esta data representa tudo isso.