Aluna do Curso:
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM
“TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM”
Hoje depois de vários momentos de extrema importância como profissional da educação, durante este período de formação vivenciei situação das mais variadas: situação de apuros, de novidade, de medo, de prazer, de insegurança, de felicidade, de tristeza, de silêncio, de reflexão, de cooperação, de abandono, de colaboração, de motivação, de aprendizagem..... Muitas outras sensações indescritíveis.
"A educação faz um povo fácil de ser liderado, mas difícil de ser dirigido; fácil de ser governado, mas impossível de ser escravizado."
Henry Peter
Relendo os Objetivos Gerais e Objetivos Específicos do Projeto do Curso:
4.1 - OBJETIVOS GERAIS:
1. Qualificar professores para capacitar professores das escolas parceiras para a utilização de recursos de interação e comunicação na escola, privilegiando a aprendizagem baseada na construção cooperativa de conhecimento;
2. Criar uma cultura de redes cooperativas intra/inter escolar a partir do uso de novas tecnologias de comunicação e informação na prática pedagógica;
3. Qualificar professores na área de gestão das tecnologias na escola, preparando-os para o trabalho de sensibilização dos gestores escolares;
4. Produzir pesquisas contemplando informática e educação na perspectiva da inclusão digital;
5. Produzir pesquisas contemplando informática e educação na perspectiva da capacitação de professores em serviço;
6.Desenvolvimento de produtos e ferramentas computacionais de ensino e aprendizagem;
4.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Desenvolver modelos de aprendizagem cooperativa que privilegiem o trabalho com projetos interdisciplinares;
2. Vivenciar processos de construção cooperativa de conhecimento favorecido pelo uso de recursos de tecnologias da interação e da comunicação em sala de aula;
3. Refletir sobre aspectos teórico-práticos que propiciem aos professores-alunos, meios adequados
para avaliar, criticamente, tanto os métodos educacionais vigentes quanto os recursos de interação e de comunicação disponibilizados;
4. (Re)significar os papéis do professor, enquanto problematizador e orientador dos processos individuais e coletivos de aprendizagem;
5. Utilizar e integrar diferentes mídias em ambientes de aprendizagem construtivista, favorecendo a autonomia, a consolidação de comunidades virtuais de aprendizagem continuada e a incorporação do saber histórico ao mundo vivido;
6. Fornecer subsídios às pesquisas em tecnologias na educação vinculadas a projetos pedagógicos, estimulando, dessa forma, o desenvolvimento da referida área;
7.Desenvolver estudos e pesquisas sobre questões do uso da tecnologia visando contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica priorizando o ensino público;
8. Oferecer subsídios teóricos que propiciem aos professores-alunos, meios adequados para avaliarcriticamente tanto os métodos educacionais vigentes quanto os recursos tecnológicos disponibilizados;
9. Realizar pesquisas envolvendo o desenvolvimento e aplicabilidade dos modelos de aprendizagem cooperativa na capacitação de professores em serviço.
Consideramos cada item deste objetivo, como etapas vencidas e significativa para nossa formação e compromisso com nossa prática pedagógica, diante do novo conhecimento, adquirido durante este curso. Inovar a prática pedagógica usando as Tecnologias da Informação e da Comunicação, garantindo ao nosso aluno um ensino-aprendizagem de qualidade. Estamos hoje na etapa final, em fase de conclusão do TCC –Trabalho de Conclusão do Curso.
5.8.07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário