14.8.07

Proposta de Pesquisa - TCC

TEMA: Projeto de Aprendizagem uma prática interdisciplinar intermediada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação.

JUSTIFICATIVA
No decorrer da realização do Projeto de Aprendizagem através dos recursos tecnológicos existentes na escola, foi proposto aos alunos atividades que instigasse a criatividade e o interesse pelo desconhecido. O Projeto de Aprendizagem poderá ser uma porta que permitirá: aproximar-se da identidade dos alunos; evidenciar e desenvolver talentos; favorecer o desenvolvimento de concepções humanistas; desenvolver a cooperação, comunicação, autonomia, criatividade, senso crítico; repensar a organização do currículo por disciplinas e a maneira de estabelecê-lo no tempo e no espaço educacional; resgatar o que ocorre fora do espaço educacional formal, as transformações derivadas da imensa produção de informação; questionar a idéia de uma versão única da realidade; saber onde buscar a informação, como buscar e o que fazer com ela.
Nesta proposta é fundamental a mediação pedagógica do professor e a possibilidade de interação entre os envolvidos, na busca da compreensão de um processo de trabalho que propicie a interdisciplinaridade superando a fragmentação da produção do conhecimento.

OBJETIVO GERAL
- Desenvolver através das tecnologias atividades criativas, partindo de um levantamento das certezas provisórias e das dúvidas temporárias dos temas em cada grupo de alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular nos alunos o gosto pela pesquisa orientando-os como registrar e organizar suas informações no decorrer do processo;
- Possibilitar a alternativa de integração de idéias e autonomia na busca do conhecimento;
- Oportunizar ao professor interagir com os alunos durante a realização do Projeto de Aprendizagem, promovendo um trabalho interdisciplinar.

PROBLEMA
A escola trabalha com relação de conteúdos e não com projetos de aprendizagem, que abrem mais possibilidades de pesquisa e de autonomia dos alunos no processo ensino-aprendizagem.
HIPÓTESE
Caberá à escola e ao professor criar espaços onde a troca de experiências, resulte em novas metodologias de trabalho com idéias significativas, utilizando ambientes virtuais de aprendizagens.

METODOLOGIA, UNIVERSO E SUJEITOS DA PESQUISA.
A metodologia é interdisciplinar. Participaram do projeto 20 alunos da 2ª série do Ensino Fundamental, aos quais foi oportunizado o desenvolvimento de atividades nos Laboratórios de Informática da Escola e do NTE-Cruz Alta, pesquisando, registrando e observando seus conhecimentos a partir de atividades prazeirosas, lógicas e atrativas para os alunos. Ou seja, trabalha-se com a aplicação e a observação da prática do Projeto de Aprendizagem na Escola. Relata-se a experiência e análise tendo como base a prática de desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr.Gabriel Álvaro de Miranda – Cruz Alta. Para avaliação do método durante o processo, propõe-se uma forma construtivista de auto-avaliações dos alunos, da professora cursista e professora parceira, considerando as perspectivas estrutural e funcional de produção ou construção do conhecimento como complementares, irredutíveis e indissociáveis, em que as respostas às questões "o quê?, como?, por quê? e para quê?" apresentam-se como formas básicas de avaliação.

2 comentários:

vanessa disse...

olá, gostei muito dessa sua proposta de pesquisa, se pudesse gostaria que mandasse para mim.vai servir como ajudar para elaborar minha monografia.
vanessa (w32v12@ig.com.br)

Juju disse...

Oi...vou realizar um TCC na área, faço ciência da computação! Se puder me dar umas dicas entre em contato!
Obrigada!

Muito bom seu blog!