23.5.09


Professor!
Façamos uma reflexão!

O papel do professor diante do novo paradigma educacional, onde as novas tecnologias exigem um redimensionamento de sua função. A nova dimensão é mais nobre e vista com mais complexidade. Hoje Ele não é mais o mestre autoritário que está à frente dos alunos para dar aulas, mostrando seu domínio de conteúdos muitas vezes imutáveis e também seu autoritarismo. A sociedade exige que o professor esteja buscando aprimorar suas competências através do conhecimento dos processos mentais pelos quais o aprendiz passa. O professor que leva o aluno a construir conhecimentos em conjunto é também aquele que trabalha com os demais professores na construção de projetos em parcerias nas diversas áreas. Vimos que nas décadas passadas se fazia necessário ser competente em uma das habilidades mencionadas, gora a complexidade de sua tarefa é muito maior, sendo que o domínio das técnicas inovadoras e a atualização contínua devem fazer parte de sua rotina de trabalho.
Nesse sentido, o professor é mais importante do que nunca no processo de aprendizagem. Seria infundada a possibilidade de o computador estar ocupando seu espaço pela qualidade e quantidade dos softwares que virão a existir, essa idéia veio à tona onde o processo histórico da educação desconhecia as possibilidades da máquina.
Hoje a nobre função do professor-educador tem uma nova conotação: ser um criador de ambientes de aprendizagens, onde possam estar construindo conhecimento, valorizando o educando e principalmente ensinando aprender a aprender. É na cooperação e colaboração que a aprendizagem realmente se efetiva.
Dentro da proposta de levar o professor a construir conhecimentos, aprimorando-se para o trabalho.

2 comentários:

Teresinha Bernardete Motter disse...

Cleonice, que legal te encontrar novamente. Apresentamos nossa monografia juntas em POA não foi? Vamos ficar em contato sim, que bom. Viste que o ano passado ganhei o Prêmio Professores do Brasil? Foi muito bom.
bjs e até

Márcia disse...

Admiro muito o teu trabalho. Adorei a história do café. vou aproveitar com meus alunos. Um abraço!