13.6.09



Gerações Interativas:
compartilhando conhecimento

A publicação Geração Interativa na Ibero-América, lançada em março deste ano pela Fundação Telefônica em parceria com a Universidade de Navarra (Espanha), faz parte de um projeto muito maior. Além da pesquisa que traçou um perfil de crianças e jovens, de 6 a 18 anos, diante das “telas digitais” no Brasil e em outros seis países da América Latina, o Gerações Interativas mantém um site com espaços para reflexão e discussão e realiza oficinas presenciais em escolas que participaram do estudo.
Um dos objetivos do projeto é “compartilhar o conhecimento adquirido com todos os agentes educativos envolvidos: crianças, pais, professores, acadêmicos, pesquisadores, empresas e a sociedade em geral”. No site, estão disponibilizadas orientações elaboradas a partir dos resultados da pesquisa para que estudantes, pais e professores possam utilizar de maneira responsável as quatro “telas digitais”: Internet, celular, televisão e videogame. Há também espaços para que esses três grupos possam trocar experiências e são propostos aos internautas temas para discussão, tais como: “O que você pode fazer para que sua casa seja um lugar tecnologicamente responsável?".
Por enquanto, o site ainda está em espanhol. Mas, para facilitar o acesso dos brasileiros, o EducaRede Brasil, ao longo deste ano, vai traduzir os textos e publicá-los no Portal. A nossa interação – mensagens e relatos – pode ser em português. É mais um projeto internacional do canal EducaRede Iberoamericano, com o objetivo de aproximar internautas de diferentes países e assim ampliar as discussões sobre uso responsável das tecnologias de informação e comunicação.
Formação presencial
Essas ações a distância do projeto são complementadas com oficinas presenciais para divulgar o conhecimento sobre a geração interativa e propor aos pais e professores metodologias de trabalho para o uso responsável da Internet, do celular, da televisão e do videogame. No Brasil, está prevista a realização dessas oficinas no segundo semestre deste ano com a participação de todas as 93 escolas do Estado de São Paulo que responderam à pesquisa.
Confira os textos já traduzidos e publicados no Portal EducaRede Brasil:
Estudantes
Quer ser um bom navegante?
Nesta animação, veja dicas para navegar com segurança nos mares da Internet.
Professores
Entenda os alunos da geração interativa
Algumas dicas para usar as "telas digitais” na escola e sugestões de vídeos sobre conceitos da Web 2.0.
Pais
Internet: a rede que envolve tudo
Conheça os principais hábitos da geração interativa e as oportunidades e riscos aos quais crianças e jovens estão submetidos na Internet.
Fonte: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=412

Nenhum comentário: