26.11.06

Receptor ativo versus receptor passivo





Relação com as Mídias

Utilizando vários recursos no nosso cotidiano na busca de produtos dos diferentes meios como (rádio, TV, cinema, jornal, revistas, Internet, etc), e que fazem parte fundamental da vida de todos nós. Como temos interesse e procuramos estes acessos, entendemos que nunca o espectador é passivo, porque sempre, de alguma forma, ele estará envolvido com o que vê, lê, ouve. Com isso a escola deverá propor um estudo de recepção e de consumo cultural significa abrir um importante espaço de conhecimento de nossos alunos, suas preferências, identificações, gostos, opiniões, etc. Então, fazer um levantamento sobre como os alunos assistem à TV, como lêem livros e revistas, quais as suas escolhas, qual a freqüência com que têm acesso a esses produtos – tudo isso é fundamental para a realização de análises com eles, as quais vão permitir uma cuidadosa formação do que se tem chamado de “espectador crítico”. Sabemos que, hoje todos tem fora da escola contato com algum destes meios, por mais distante que seja sua realidade.
Cleonice Fagundes

19.11.06

Integração das Tecnologias na Educação


Evolução
Que estamos no século 21 eu já sei.
Mas quero confirmar as coisas que sempre sonhei.
No mundo de hoje há uma nova geração.
Mas que muita gente desconhece, sem razão.

Mas eu sei que vou conseguir, eu vou chegar lá.
Vou subir, mais alto que todos, ninguém vai me segurar.
A evolução chegou em nossa vida.
A computação chegou na minha escola.
Isso vai melhorar o nosso aprendizado.
Temos que nos preparar, com esse mundo globalizado.

A procura de empregos está cada vez mais acirrada.
Quem tem mais conhecimentos, é quem ganha essa parada.
Saber mexer num computador te prepara para o futuro.
Porque só os fortes sobreviverão no mundo.

Se liga, no toque que eu vou dar.
Se você quer ser alguém na vida, é melhor você estudar.
O mundo está evoluindo, já dá pra notar.
Telefone fixo já era, agora a moda é o celular.

Viver de papai e mamãe, isso já não cola.
Se você não ficar esperto, o mundo te devora!

Rickson Rodrigues de Sousa
Aluno da 8ª A – EM “Reinaldo Alves Costa” – Ponte Nova – MG
Livro “Integração das Tecnologias na Educação”
Salto para o Futuro/2005.

18.11.06

PROA 10 - Avaliando os PA



PROA 10 – Atividade: Avaliando os Projetos de Aprendizagem


Projeto: Lúdico na Matemática
Michele Boulanger Barbosa
Mireila Brasil Boulanger
Noeli Potter Streck

O grupo levanta as idéias da importância do jogo no processo ensino-aprendizagem e utilização adequada na prática pedagógica do professor na disciplina de matemática.Mas sempre lembrando da metodologia usada pelo professor que deve garantir uma introdução ao conteúdo e deixando a utilização do jogo pedagógico como recurso. Não deixando de observar a necessidade de cada aluno e sua realidade. Também garante ao professor a importância do seu método usado em sala de aula não deixando de valorizar sua presença na sala de aula aos recursos atraentes. Parabéns colegas, pelo Projeto de Aprendizagem!





Projeto: Imagem e Consumidor
Alcione da Silva Ethur
Eoil Lopes Costa Junior
José Francisco N. Fernandez
Magda Barriquel
Roselene Pan
Simone Cazzarotto
Sonia Souza


O grupo procurou estudar como a leitura da propaganda, que se utiliza da imagem, influencia na construção de conceitos e comportamentos, retomando na questão da propaganda visual, que satisfaz o consumidor. O desenvolvimento do PA implicou em compreender a relação existente entre as imagens das propagandas e de que forma estas influenciam o consumidor. O grupo procurou expor suas pesquisas de forma clara proporcionando a todos uma reflexão completa do assunto estudado. Não deixaram de lado seu objetivo inicial. Destacando “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Colegas, parabéns pelo trabalho.

4.11.06

O café na Saúde -Confirmações


"Conlusão do Projeto de Aprendizagem"
O café na Saúde confirmando que:

- o consumo moderado de até cinco xícaras de café de 100ml por dia com (intervalo de 2 horas) não só não faz mal, mas inclusive podem trazer alguns benefícios à saúde;
- previne de várias doenças, como o câncer de cólon, diabetes, a doença de Parkinson e o mal de Alzheimer, porque ele possui propriedades antioxidantes e protege os neurônios;
- algumas substâncias contidas no café que inibem a integrase viral do HIV, estão abrindo um novo leque de possibilidades de cura para este mal da atualidade;
- em várias situações, o café faz bem para o organismo, podendo até protegê-lo de algumas doenças quando ingerido em quantidades corretas, pois o exagero pode fazer mal!

Acessar: http://proavirtualg35.pbwiki.com/