26.11.06

Receptor ativo versus receptor passivo





Relação com as Mídias

Utilizando vários recursos no nosso cotidiano na busca de produtos dos diferentes meios como (rádio, TV, cinema, jornal, revistas, Internet, etc), e que fazem parte fundamental da vida de todos nós. Como temos interesse e procuramos estes acessos, entendemos que nunca o espectador é passivo, porque sempre, de alguma forma, ele estará envolvido com o que vê, lê, ouve. Com isso a escola deverá propor um estudo de recepção e de consumo cultural significa abrir um importante espaço de conhecimento de nossos alunos, suas preferências, identificações, gostos, opiniões, etc. Então, fazer um levantamento sobre como os alunos assistem à TV, como lêem livros e revistas, quais as suas escolhas, qual a freqüência com que têm acesso a esses produtos – tudo isso é fundamental para a realização de análises com eles, as quais vão permitir uma cuidadosa formação do que se tem chamado de “espectador crítico”. Sabemos que, hoje todos tem fora da escola contato com algum destes meios, por mais distante que seja sua realidade.
Cleonice Fagundes

2 comentários:

Fátima disse...

Oi Cleonice!
É muito bom avaliarmos a questão das mídias no contexto escolar para a consolidação de atividades aprimoradas que incorporem esses recursos na escola. Importantíssimas as tuas anotações neste blog. Abraços Fátima.

Fátima disse...

Cleonice
Há!!! Complementando com algo muito importante: alegrias por estarmos em nova sede e termos modernas instalações em nosso NTE-Cruz Alta. Abraços! Fátima